Envelope - fale conosco Fale conosco

Alliance Londrina:
R.Antonio de Moraes Barros, 44
(43) 3324-7508
londrina@afnortepr.com.br
diretoria@afnortepr.com.br

Alliance Maringá:
Rua Rui Barbosa, 693
Zona 7
(44) 3029-7508
maringa@afnortepr.com.br

Diplôme Supérieur d'Études Françaises

Exames

O que é?

O Diplôme Supérieur d'Études Françaises, ou Nancy, é um diploma outorgado pela Universidade de Nancy II, na França obtido através de um programa de nível superior de língua, literatura e civilização francesas.

A obtenção do 3° grau do Nancy permite uma equivalência completa do 1° ano do DEUG (1° diploma universitário francês) desta prestigiosa universidade.

Onde se inscrever?
Informação Aliança Francesa do Brasil: www.aliancafrancesa.org.br

TCF - Test de connaissance du français

O que é?
O TCF é um teste de avaliação do nível lingüístico em francês do Ministério da Educação Nacional da França, idealizado pelo Centro internacional de estudos pedagógicos - CIEP. Trata-se de um teste padronizado e mensurado, que classifica os candidatos em um dos seis níveis da escala definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência) e pelo Grupo ALTE (Association of language testers in Europe), indo do nível A-1 (elementar) ao nível C2 (superior avançado).

A quem se destina?
O TCF é destinado a dois tipos de público.
- público não especializado (TCF/público em geral) que se apresentará ao TCF e a uma das provas facultativas de expressão (ou as duas, se necessário).
- estudantes estrangeiros tendo apresentado um Pedido de Admissão Prévia (TCF/DAP) ao ingressar no primeiro ciclo dos estabelecimentos de ensino do francês, em conformidade com a portaria de 21/11/2003, publicada no Diário Oficial de 23/11/2003.
Vale ressaltar que são os Serviços de Cooperação e de Ação Cultural que enviam o dossiê DAP completo para as universidades, cabendo às Alianças Francesas o envio de uma cópia dos resultados do teste aos SCAC (Serviços de Cooperação e de Ação Cultura da Embaixada), responsáveis pela ficha de cada candidato.
N.B.: Por ser válido por dois anos, o TCF/DAP permite que os candidatos façam o teste sem a necessidade imediata de apresentação do Pedido de Admissão Prévia.

Que tipo de formato?
O TCF/público em geral contém testes obrigatórios e testes facultativos.
O TCF apresenta-se, para as provas obrigatórias, sob a forma de um questionário de múltipla escolha contendo 80 questões, para as quais só há uma resposta possível entre as quatro opções propostas, voltado para a compreensão escrita, o domínio das estruturas gramaticais e a compreensão oral.
As duas provas facultativas avaliam a expressão oral e escrita.
N.B: O candidato só poderá inscrever-se em uma ou duas provas facultativas caso já tenha realizado anteriormente as provas obrigatórias (válidas por dois anos). Neste caso, no ato da inscrição, ele deverá fornecer o seu código.
O TCF/DAP contém provas obrigatórias (cuja apresentação é a mesma que é acima referida) e é complementado por uma prova específica obrigatória de expressão escrita.

Onde se inscrever?
Informação Aliança Francesa do Brasil: www.aliancafrancesa.org.br

Test d'Évaluation de Français

que é?
O TEF / “Test d'Evaluation de Français” (Teste de Avaliação de Francês) foi criado em 1988 pela Câmara de Comércio e de Indústria de Paris, e tem por objetivo avaliar o nível de conhecimentos em francês daqueles que não têm a língua francesa como língua materna. A CCIP gerencia a concepção e a correção dos testes, assim como concede atestados de resultados.

O TEF é adaptado às necessidades:

dos candidatos: validação acadêmica do nível de francês, projeto pessoal de mobilidade, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal.

das empresas: processo de contratação de pessoal, mobilidade, promoção salarial.

dos centros acadêmicos: instrumento de posicionamento, validação a posteriori de um aprendizado de francês, seleção com base em critérios lingüísticos.

Além disso, desde julho de 2002, o TEF é o único teste de língua francesa reconhecido pela «Citoyenneté et Immigration Canada» (CIC – Cidadania e Imigração Canadá), órgão do Governo federal canadense, para atestar o nível de língua francesa dos candidatos à imigração para esse país. Os candidatos que queiram aproveitar o resultado do TEF para apresentar uma solicitação de entrada para o Canadá deverão realizar todos os testes, obrigatórios e facultativos.

Para mais informações sobre o calendário das sessões, tipo de exame e preços, entre em contato com a AF de CURITIBA.

Onde se inscrever?
Informação Aliança Francesa do Brasil: www.aliancafrancesa.org.br

Logo Pennacchi Logo Mr Cuca Logo França Logo RFI Logo TV5 Logo Campus France Logo Comunidade França Brasil Logo Cine France Logo Air France
Logo Graphitos
Alliance Française - Todos os direitos reservados