Envelope - fale conosco Fale conosco

Alliance Londrina:
R.Antonio de Moraes Barros, 44
(43) 3324-7508
londrina@afnortepr.com.br
diretoria@afnortepr.com.br

Alliance Maringá:
Rua Rui Barbosa, 693
Zona 7
(44) 3029-7508
maringa@afnortepr.com.br

Página principal
Setas de navegação
Notícias
Setas de navegação
Informativo - AF - terça-feira, 7 de março de 2017

Sites para treinar o seu francês

Foto destaque notícia O aprendizado on-line, também chamado en ligne em francês, é uma possibilidade de estudo que atrai muitos alunos por causa da flexibilidade de horário, o que permite conciliar a aprendizagem junto a outras atividades cotidianas. Acompanhando a demanda por conteúdos virtuais, a oferta de cursos na internet aumentou consideravelmente, e segundo o Censo da Educação Superior, divulgado em 2013, mais de um milhão de cursos estão disponíveis, muitos deles reconhecidos pelo MEC – no caso de bacharelado, pós-graduação e tecnólogos.

Em relação ao ensino de línguas, não seria diferente: há várias plataformas on-line gratuitas, que servem, sobretudo, para aperfeiçoar o conhecimento do idioma. As atividades desenvolvidas são próprias para alunos que não tem o francês como língua materna e contribuem para treinar a compreensão oral e escrita. Além dos conteúdos gramaticais e exercícios de escuta, atividades lúdicas com karaokê e jogo de investigação estão disponíveis para deixar o aprendizado mais divertido.

Embora as versões gratuitas não ofereçam tutor ou teste de nível, o aluno tem a oportunidade de trabalhar em autonomia, buscando conteúdos que lhe pareçam mais interessantes e organizando o próprio ritmo para avançar de acordo com suas necessidades.

A seguir, fizemos uma lista de cursos de francês on-line, indicados por nosso departamento pedagógico, para que seu desempenho seja très bien, profitez-en!

Bonjour de France

As categorias são diversas e se dividem entre gramática, compreensão, preparação para o DELF, vocabulário, expressões, entre outras. Há ferramentas bem divertidas, como o Destination Francophonie, que exibe o programa de reportagens sobre países francófonos, da TV5 Monde, e depois faz perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo exibido. Já o karaokê é ótimo para treinar a escuta e a ortografia, pois a música pausa sozinha e o aluno pode escrever as palavras indicadas antes que o cronômetro se aproxime do fim.

Veja o site aqui : http://www.bonjourdefrance.com/

Polar FLE

Para quem adora suspense e jogos de investigação, esse site é ideal, pois o aluno deve ajudar o detetive a solucionar um caso de assassinato e, para isso, precisa entender todas as pistas e exercícios em francês para prosseguir. É possível selecionar o nível desejado, do iniciante ao avançado, e daí por diante é só se deixar levar pela história do crime em Trouville, progredindo na coleta de informações conforme trabalha a gramática e o vocabulário com o objetivo de encontrar o culpado desse crime cheio de detalhes.

Veja o site aqui : http://www.polarfle.com/

Point du FLE

São muitas categorias, e suas subdivisões as deixam ainda mais completas. Lá é possível tanto aprender a descrever uma pessoa pela aba vocabulário, como saber mais sobre a cultura francófona e descobrir suas festas tradicionais, gastronomia e literatura na aba Culture et civilisation. O espaço AlphaLire é dedicado a um mergulho profundo na leitura, educando para que a ortografia e a pronúncia sejam aperfeiçoadas, com trezentas reproduções de áudio, além de exercícios de fonética bem detalhados, que reproduzem os sons de cada fonema.

Veja o site aqui :http://www.lepointdufle.net/

TV5 MONDE

A interface facilita a navegação pelos diferentes vídeos, filtrados por temas como cinema, francofonia, comunicação, educação, música, vida profissional e cotidiana, tudo de acordo com o nível de francês do aluno, baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECR). Os exercícios para os níveis avançados incluem documentários sobre temas atuais, tal como a crise refugiados, a política imigratória de Trump e urbanização, todos seguidos de exercícios.

Veja o site aqui: http://www.tv5monde.com/

Le Plaisir de d’apprendre

O site é do do Centre d’Approches Vivantes des Langues et des Médias (CAVILAM), que desde 2012 é um associado da Fundação Aliança Francesa. Dentro do menu no canto direito, a opção Activités en Ligne permite que o aluno escolha entre uma seleção de atividades de compreensão oral, escrita, léxica, gramática, além da opção “activités de civilization”, onde treina conhecimentos gerais sobre a francofonia. Todas as atividades são separadas por nível de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECR).

Veja o site aqui: http://www.leplaisirdapprendre.com/

Dica

Gosta de acompanhar as notícias do mundo, mas tem dificuldade em compreender o ritmo de fala do jornal francês comum? O site da Radio France Internationale possui um Journal en Français Facile, em que é possível ouvir sobre os acontecimentos mundiais, todos os dias, em um ritmo mais tranquilo. Os diálogos dos apresentadores são, inclusive, transcritos. Ótimo para treinar a escuta e melhorar o vocabulário!

 
 Fique por dentro do que está acontecendo em Londrina e no mundo.
 
07/03/2017 - Informativo - AF
 Sites para treinar o seu francês
 
13/01/2017 - Notícias
 MyFrenchFilmFestival.com
 
31/07/2016 - Informativo - AF
 10 razões pra escolher falar francês
 
22/05/2016 - Notícias
 FESTIVAL VARILUX
 
02/05/2016 - Informativo - AF
 Palestre de Mauricio Torres Assumpção
 
31/01/2016 - Informativo - AF
 Aulas iniciam em 15/02/2016
 
24/01/2016 - Notícias
 MY FRENCH FILM FESTIVAL
 
24/01/2016 - Informativo - AF
 MATRICULE-SE EM JANEIRO E GANHE VANTAGENS:
 
29/11/2015 - Notícias
 COP21: Que é isso?
 
09/11/2015 - Notícias
 A literatura brasileira na França:
 
Logo Pennacchi Logo Mr Cuca Logo França Logo RFI Logo TV5 Logo Campus France Logo Comunidade França Brasil Logo Cine France Logo Air France
Logo Graphitos
Alliance Française - Todos os direitos reservados